Soluções para maioria das Reclamações

reclamacoes_facildfO antigo sistema da Fácil DF responsável pelo transporte público de Brasília e do Distrito Federal sofreu uma migração de sistema e passou a se chamar SBA – Sistema de Bilhetagem Automática. A proposta do serviço é fornecer uma padronização que seja segura e eficaz aos usuários e que lhes garantam maiores benefícios no consumo do serviço de transporte público.

Para isso, as empresas de ônibus adaptaram suas unidades de transporte instalando equipamentos eletrônicos para desconto e pagamento de passagens. Outros benefícios foram concedidos, como aos estudantes que podem utilizar o mesmo cartão para pagamento de passagens de ônibus e metrô dentro da cidade.

Embora a proposta da empresa e dos serviços seja boa, muitos usuários ainda se queixam de alguns problemas e dificuldades que encontram pelo caminho quando tentam utilizar os serviços apresentados. Conheça as principais reclamações.

#1 Central de atendimento não atende telefone

Alguns reclamações são acerca do não atendimento da Central de Relacionamento com os Clientes e Usuários da DFTrans. Os usuários reclamam da dificuldade de atendimento encontrada através do serviço de telefone.

Nesse caso, é interessante que o usuário se desloque pessoalmente para uma unidade física de atendimento para solicitar o serviço ou retirar as suas dúvidas.

#2 Sistema fora do ar

O recorde de reclamações está centrada no sistema fora do ar. Esse problema atinge diretamente a todos os usuários que precisam do sistema para conferência de saldo, solicitação de segunda via ou mesmo cancelamento do cartão que não será mais utilizado.

A modernização do sistema online é um serviço instalado para fins de facilitar o atendimento aos clientes. Contudo, caso o usuário não consiga acesso, é importante que ele recorra aos métodos antigos e, assim como no caso anterior, dirija-se pessoalmente a uma unidade de atendimento para realizar a sua solicitação. 

#3 Demora na entrega do cartão estudantil

Alguns estudantes se queixam da demora na entrega do cartão. Vale ressaltar que segundo dados oferecidos pela própria emissora, o prazo para entrega é de 10 dias úteis.

Além disso, com a implantação do projeto “Carga Embarcada” existe uma melhoria no atendimento e diminuição consideravelmente nos prazos de entrega de documentos uma vez que os estudantes que já são usuários do sistema e permanecem na escola não precisam mais realizar a comprovação anualmente.

Outros fatores que podem interferir na entrega do cartão definitivo são relacionados aos documentos que são necessários para liberação do documento. Por isso, é muito importante que o usuário confira se todos os documentos estão em ordem e foram entregues, bem como se a foto de seu rosto foi devidamente tirada para ser posta na carteirinha.

Também é interessante evitar épocas de pico, ou seja, épocas próximas ao período de retorno às aulas para verificar seu atendimento ou fazer sua solicitação pois devido à demanda, deve-se ter paciência, uma vez que os serviços podem demorar para ser finalizados.