Cartão Fácil DF – Como solicitar 2ª via

facildf_segundaviaO antigo Cartão Fácil DF, atual Cartão SBA ou DFTrans, é utilizado por usuários do transporte público coletivo da cidade de Brasília ou do Distrito Federal para pagamento de passagens de ônibus e em alguns casos de metrô.

Cada usuário é classificado dentro de uma categoria de acordo com seu perfil e o cartão é emitido. Contudo, caso ocorra a perda, quebra, roubo, extravio ou ainda problemas técnicos com o cartão é necessário que o usuário solicite a segunda via para que possa continuar sendo beneficiado. Nesse artigo você irá aprender a seguir os procedimentos adequados para solicitar a segunda via do seu cartão facildf.

Procedimento para pedir segunda via do Cartão SBA

Para solicitar a 2ª via do cartão SBA é necessário que o portador se dirija à unidade de atendimento do Sistema de Bilhetagem Automática que foi responsável pela emissão da primeira via. É lá que ele realizará a solicitação, pegará o boleto para pagamento da taxa de R$ 15,00 para emissão e, por fim, retirará seu novo bilhete eletrônico.

O primeiro passo é realizar o bloqueio do cartão antigo. Essa ação tem fundamento para que o sistema libere a emissão de segunda via e principalmente para evitar que o cartão seja utilizado por um terceiro, e assim o portador perca os seus créditos já pagos.

Uma vez bloqueado, mesmo que o cartão seja encontrado pelo portador, ele não estará mais apto para a utilização. Na prática, isso significa que se ele ou qualquer outra pessoa tentar passar o bilhete na catraca do ônibus, o cartão não funcionará.

Caso o usuário seja beneficiado pelo Projeto Carga Embarcada, o cartão também não funcionará no metrô.

Posteriormente, o usuário deve realizar o pagamento da taxa, seguindo as orientações do atendente. O pagamento deve ser realizado em agência bancária ou lotérica, dentro do horário de funcionamento em expediente normal.

Prazo para entrega do novo cartão: Os cartões estudantis são liberados no mesmo dia e os das demais categorias são emitidos e liberados após quarenta e oito horas do pagamento da taxa.

Documentos necessários para solicitar a segunda via

Uma vez que todo o procedimento tenha sido efetuado e que o prazo tenha passado, o portador deve ir pessoalmente retirar a nova carteirinha. Ele deve estar munido de documento pessoal original com foto (RG ou CNH) e do comprovante de pagamento da taxa.

Caso o usuário seja menor de idade, o responsável poderá realizar a retirada mediante apresentação de documentação que comprove o vínculo.