Cartão Estudantil – O Passe Livre para transporte em Brasília

cartao_facildf_estudanteO Passe Livre garante o direito de utilização do transporte público dos estudantes de Brasília sem pagamento em duplicidade de passagem quando existe a necessidade de utilizar mais de um ônibus para chegar ao destino final. Na prática ele simboliza um avanço para os usuários e para as empresas de transporte público pois devido à implantação do sistema foi possível atender a uma maior quantidade de passageiros e promover a segurança dos mesmos e dos trabalhadores dos ônibus.

Devido à implantação do cartão, o estudante deixou de pagar em moeda pelas passagens no transporte. Além disso, ele foi contemplado pela possibilidade de pegar dois ônibus pela mesma passagem: bastava pegar dois ônibus que seguiam o mesmo sentido no prazo de duas horas que seria apenas descontado a primeira passagem.

O aluno pode também utilizar o mesmo cartão para pagamento de passagem de metrô.

Essa é principal vantagem do cartão Fácil DF, atualmente chamado de DFTrans, sob responsabilidade do SBA – Sistema de Bilhetagem Automática.

Quem tem direito

Tem direito ao benefício Cartão Fácil BF (BFTrans) todos os estudantes de Brasília (Distrito Federal) que estejam devidamente matriculados em instituições de ensino de nível fundamental, médio ou ainda superior.

É válido também para os estudantes de cursos técnicos com carga horária superior ou igual a 200 horas, bem como alunos de cursos de Teologia ou em cursos similares que sejam reconhecidos pelo MEC.

O projeto é voltado para alunos da rede pública e privada, bem como da área urbana ou rural.

Projeto Carga Embarcada

Com o Projeto Carga Embarcada, os estudantes não precisam mais atualizar anualmente seus dados junto às unidades de atendimento do Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Essas informações são fornecidas por sistema próprio pela própria unidade de ensino.

Não é necessário, também, que o aluno se desloque até a unidade para realizar a recarga do cartão.

A recarga pode ser feita de diversas formas, inclusive pelo portal online do sistema. É uma praticidade que é bastante positiva para os usuários do sistema, principalmente em questão de gastos e deslocamento.

Para atualizar seu cartão, o estudante deve ir até a unidade, uma única vez. Se ele já utilizava o sistema Passe Livre, é necessário apresentar o cartão.

Caso seja o primeiro bilhete é preciso levar os documentos pessoais (CPF e RG, cópia do comprovante de endereço e termo de compromisso legal devidamente preenchido e assinado para fazer a solicitação. O cartão será entregue em poucos dias e estará apto à recarga e utilização.