Cartão Cidadão – Transporte em Brasília

cartao_cidadao_facildfCom a implantação do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) em Brasília e Distrito Federal, os moradores que utilizam a rede de transporte público precisaram se adaptar às novas regras para utilização dos serviços. Os estudantes, por exemplo, foram beneficiados pelo Passe Livre Estudantil e pelo posterior programa chamado “Carga Embarcada”. Os trabalhadores que têm direito ao benefício de Vale-Transporte foram beneficiados pelo VT – Vale Transporte, também em forma de cartão.

Os portadores de deficiência física, portadores de câncer, os soro positivos, portadores de doenças renais crônicas e anemias congênitas e coagulatórias foram beneficiados pelo Cartão Especial, que lhes dão direito ao transporte público gratuito.

Já os trabalhadores das empresas de ônibus e metrô foram beneficiados pelo Cartão Funcional.

Quem tem direito ao Cartão Cidadão

Os interessados em utilizar os serviços de transporte público em Brasília que não se encaixem nas categorias apresentadas acima, ou seja, todos os usuários comuns costumavam pagar o transporte com moedas.

Esse grupo forma, atualmente, uma nova categoria de usuários: os beneficiários ao Cartão Cidadão.

Como adquirir o cartão cidadão?

Para adquirir o Cartão Cidadão, o usuário deve comparecer a unidade de atendimento do SBA munido de seus documentos pessoais para fazer um cadastro com a solicitação. As solicitação são analisadas antes da liberação. Vale ressaltar que o cartão é pessoal e intransferível.

Após a confirmação de cadastro e liberação do cartão já emitido, o portador deve retirar o cartão na unidade e realizar o cadastro de valor mínimo de R$ 15,00 de carga.

Os créditos posteriores podem ser comprados via celular, internet ou em uma unidade de atendimento. Pelo site é possível emitir boleto para pagamento, sendo que o mesmo deve ser pago em horário de funcionamento das unidades bancárias do país. O valor será creditado em aproximadamente 72 horas.

Caso prefira, o usuário pode também realizar a compra de novos créditos, ou seja, realizar a recarga dentro do próprio ônibus. 

Como utilizar

O Cartão Cidadão deve ser utilizado para pagamento de passagens de ônibus da rede de transporte público de Brasília. Ele substitui o pagamento da passagem com dinheiro, garantindo assim maior tranquilidade e segurança para o passageiro e maior mobilidade na hora do embarque.

Os créditos tem validade de um ano e podem ser utilizados em qualquer ônibus da cidade.